O vereador Marcos Ferraz (PSD) está encabeçando uma ação junto a outros vereadores para permitir a abertura de estabelecimentos comerciais em Vinhedo e em outras cidades do interior, cujos índices de munícipes infectados com o Covid-19 estejam controlados. O parlamentar não informou ainda quantos e quais parlamentares assinaram o ofício.
Segundo o vereador, um ofício será enviado ao Governo do Estado solicitando o afrouxamento das medidas de isolamento social na cidade com cópia a todas as câmaras do estado para que a ação possa receber a adesão de mais municípios com características semelhantes a de Vinhedo e, assim, ganhar mais força.
De acordo com a justificativa do documento, as medidas lineares impostas aos municípios através do decreto são desproporcionais e devem ser reavaliadas. “Fazendo uma analogia entre a sociedade e a medicina: o que faz um medicamento salvar ou matar um doente, é a dose. Não podemos usar certos “remédios”, mesmo que eficientes, em excesso ou sem necessidade, para que não corramos o risco de “matar o doente”. Em um estado como o de São Paulo, onde a realidade da maioria das cidades do interior é muito diferente da capital e de alguns outros grandes centros, entendemos que medidas lineares, que trate municípios tão diferentes de forma igual, é algo desnecessário neste momento e acaba por causar mais danos que benefícios”, escreveu o vereador.
Marcos Ferraz ressalta que para ocorrer o afrouxamento, no entanto, é necessário que os estabelecimentos sigam rigorosamente as medidas sanitárias impostas, como a disponibilização de álcool gel, utilização de máscaras por todos os funcionários, limitação de pessoas de acordo com a área do estabelecimento, distanciamento e higienização de mesas no caso de restaurantes e demais medidas necessárias à proteção de funcionários e clientes.