A partir desta terça-feira, dia 23 de abril, a Secretaria de Saúde de Vinhedo está ampliando a vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 12 anos. A decisão foi tomada devido à avaliação semanal conduzida pela própria Secretaria para analisar a procura pela imunização.
Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, os municípios que receberam doses da vacina com validade até 30 de abril de 2024 podem liberar a vacinação para pessoas de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, conforme especificado na bula da vacina. Em Vinhedo, o estoque recebido tem previsão de validade até junho.
Para receber a imunização, é obrigatório apresentar a carteirinha de vacinação e o cartão cidadão da criança. Caso não tenha, pode-se apresentar a carteirinha de vacinação da criança e o cartão cidadão ou comprovante de residência do responsável para cruzar informações. Não é necessário agendamento.
A vacina contra a dengue está disponível de segunda a sexta-feira, até as 16h, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde:
- UBS Planalto
- UBS Vila João XXIII
- UBS Três Irmãos
- UBS Casa Verde
- UBS Meirelles
- Centro Médico
Observações sobre a vacina:
- O adolescente deverá ser vacinado e permanecer sentado sob observação por aproximadamente 15 minutos após a administração da vacina.
- Para as adolescentes (a partir da primeira menstruação), deve-se evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.
- A vacina é contraindicada para pessoas com infecção por HIV e sintomáticas ou com infecção por HIV assintomática com função imunológica comprometida, gestantes, mulheres amamentando (lactantes), pessoas em tratamento oncológico e quimioterapia.
- Após a infecção pelo vírus da dengue, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.
- Nas situações em que a infecção ocorra após o início da vacinação, não há necessidade de alteração do intervalo entre a primeira dose e a segunda dose, desde que a segunda dose não seja aplicada com período inferior a 30 dias do início da doença.