A Prefeitura de Vinhedo vai mudar a vacinação para idosos com 85 anos ou mais na próxima semana. Agora será utilizado única e exclusivamente o sistema de drive thru nos dias 15 e 16 de fevereiro. A vacinação será feita dentro dos veículos e no Parque Municipal Jayme Ferragut, das 10h às 15h. Será necessário apresentar comprovante de residência, além do documento com foto e CPF.
No grupo anterior, de 90 anos ou mais, a vacinação ocorreu em dois pontos da cidade, na Nova Vinhedo e na Capela, e havia a opção de vacinar no carro ou não. Agora tudo vai mudar.
“O drive thru vai atender bem essa população de idosos, principalmente os que têm dificuldades para se locomover. O objetivo é acolher essa população e humanizar ainda mais o atendimento”, explicou o prefeito Dario Pacheco.
A Secretaria de Saúde avalia estender o sistema de drive thru para outras fases da campanha e informa que ele poderá ocorrer em horários alternativos, para não prejudicar o atendimento da Saúde, já que os servidores precisam ser mobilizados para realizar a vacinação.
No local serão adotadas todas as medidas de segurança e protocolos de higiene contra a Covid-19 e a vacinação será realizada de acordo com a quantidade de doses enviadas para o município.
A Prefeitura não informou como os vinhedenses que não possuem carros devem fazer para serem vacinados nesta fase da imunização.
Até esta quarta-feira, 10, foram aplicadas 2.467 doses, sendo 1.893 em profissionais de saúde e 545 doses em idosos. Houve perda de 29 doses, 1% do total de doses recebidas. O governo do Estado prevê perdas de 5%. As perdas ocorrem porque cada frasco tem 10 doses da vacina, que precisam ser utilizadas em até seis horas. Depois disso, devem ser descartadas.
Cadastro
Idosos acima de 85 anos devem realizar o pré-cadastro municipal, (CLIQUE AQUI), para agilizar o atendimento e garantir a imunização. Os moradores precisam estar atentos ao calendário dos grupos de vacinação divulgado pelo governo estadual e à chegada de novos lotes de vacina no município, no site www.vinhedo.sp.gov.br.
É muito importante que os moradores também façam seus cadastros no site do governo estadual, www.vacinaja.sp.gov.br, em que registram dados pessoais. Com os cadastros preenchidos, as equipes de saúde já dispõem das informações do morador e não precisam preencher um novo cadastro na hora da vacina, o que leva tempo e pode provocar filas.
Grupos prioritários
A primeira fase do plano de vacinação no Estado de São Paulo deve durar nove semanas, com término em 22 de março. Essa fase incluirá 9 milhões de pessoas em todo o Estado. Estão no grupo prioritário idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, povos indígenas, pacientes com comorbidades, população privada de liberdade, trabalhadores da educação, entre outros.
Vacinômetro
Dados atualizados até 08 de fevereiro
Doses aplicadas – 2.467
Profissionais da Saúde – 1.893
Idosos – 545
Perdas – 29
Doses recebidas
Primeira dose – 3.404 vacinas
20/01– 1.080 doses Sinovac/Butantan
26/01 – 830 doses Oxford/AstraZeneca
02/02 – 1.090 doses Sinovac/Butantan
09/02 – 404 doses Sinovac/Butantan
Segunda dose – 1.080 vacinas
09/02 – 1.080 Sinovac/Butantan
Calendário de vacinação
21/01 – Profissionais da Saúde e ILPI
08/02 – Idosos com 90 anos ou mais
15/02 – Idosos com 85 anos ou mais
Cadastro para agendamento municipal – bit.ly/vacinasaudevinhedo
Cadastro governo estadual – https://vacinaja.sp.gov.br