A cidade de Vinhedo recebe nesta noite de quarta-feira, 20, o primeiro lote com 1.080 doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan contra o coronavírus. O caminhão partiu de São Paulo por volta das 18h, foi para Jundiaí, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Louveira, Vinhedo e depois para Valinhos. O percurso na cidade teve escolta da Guarda Municipal e Polícia Militar.
A vacinação já tem início nesta quinta-feira, 21, com a imunização dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, tais como UPA, PA da Capela, Santa Casa e 192. No sábado, 23, será a vez dos profissionais que atuam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). “Os demais profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos ainda fazem parte do grupo prioritário, mas devem aguardar a chegada de novo lote da vacina, que será distribuída aos municípios”, explicou o prefeito Dario Pacheco, que esteve acompanhando a distribuição das vacinas que estão armazenadas em local seguro.
As 1.080 doses serão aplicadas no próprio local de trabalho dos profissionais, não sendo necessário o deslocamento. Para receber a imunização é necessário fazer um cadastro no site do Governo de SP ou preencher o formulário antes de receber a vacina.
Segundo a Secretaria de Saúde, fazem parte do grupo prioritário em Vinhedo cerca de 3 mil profissionais da saúde entre público e privado e aproximadamente 7 mil idosos, totalizando 10 mil pessoas, sendo que a vacina é composta por duas doses.