Vinhedo recebe, nos dias 31 de março e 1º de abril, o Ônibus SP Por Todas, iniciativa da Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo que oferece serviços gratuitos de acolhimento, orientação e proteção às mulheres.
O atendimento será realizado das 9h às 17h, na Praça Aurora Sudário, na região da Capela.
A proposta do equipamento itinerante é ampliar o acesso da população feminina a serviços essenciais, por meio de uma estrutura móvel que percorre diferentes municípios. A ação busca facilitar o atendimento, especialmente para mulheres que enfrentam dificuldades para acessar os serviços fixos da rede de proteção.
Atendimento especializado
O Ônibus SP Por Todas oferece atendimento psicológico e social, com escuta qualificada, orientação e encaminhamentos para serviços especializados, quando necessário. O atendimento é realizado de forma sigilosa e com foco no acolhimento humanizado.
A equipe é composta por profissionais capacitados para atuar em diferentes situações, incluindo casos de violência, vulnerabilidade social e necessidade de apoio emocional. Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupo, conforme a demanda apresentada.
Informação e acesso a direitos
Além do atendimento direto, a iniciativa também tem como objetivo orientar as mulheres sobre seus direitos e divulgar os canais de denúncia disponíveis, fortalecendo o acesso às políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência.
Com a ação, o governo estadual amplia a estratégia de descentralização dos serviços, levando atendimento diretamente aos territórios e contribuindo para o fortalecimento da rede de apoio às mulheres.
Serviço
Evento: Ônibus SP Por Todas
Datas: 31 de março e 1º de abril
Horário: das 9h às 17h
Local: Praça Aurora Sudário
Atendimento: gratuito e aberto ao público feminino
Vinhedo recebe unidade móvel com serviços de apoio e orientação às mulheres↗