Desde abril o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, opera com o novo terminal (T1). Agora, a capacidade anual do aeródromo é para 25 milhões de passageiros.
Em 2015, 10,3 milhões de pessoas escolheram Viracopos para viajar, portanto, com capacidade suficiente para absorver demanda futura.
O novo terminal tem 72 posições de check-in compartilhado de última geração, além de 56 totens de autoatendimento. Neste primeiro momento, os passageiros podem acessar as aeronaves por meio de 16 pontes de embarque (fingers). Outras 12 pontes já estão instaladas e entram em operação conforme o aumento de demanda do aeroporto, chegando a um total de 28.
As novas instalações têm 178 mil m² de área construída – o antigo terminal (T0) possui uma área de 28 mil m². Para garantir a eficiência no atendimento, Viracopos realizou 52 testes gerais de procedimentos, equipamentos e sistemas do novo terminal.
A transferência dos voos nacionais para o Novo Viracopos marca o fim de um ciclo iniciado em junho de 2014, quando o Píer A (internacional) foi inaugurado para ser utilizado por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo no Brasil.
Na ocasião, também foram entregues os novos três pátios de aeronaves (com uma área total de 400 mil m²) e o novo edifício-garagem (com capacidade total para 4.000 veículos).
Viracopos também finalizou, em 2014, a duplicação da via de acesso rodoviário, a readequação da pista de pousos e decolagens e a reestruturação do antigo terminal de passageiros (T0).