Viracopos continua fechado após acidente

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O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, continua fechado para pousos e decolagens. Na noite do sábado, 13, um acidente na única pista do aeroporto, no momento do pouso de um avião da companhia Centurion Cargo, bloqueou todas as operações do local.

De acordo com informações no G1, o avião começou a ser removido a partir das 16h desta segunda-feira. O deslocamento do reboque é lento por conta do peso da aeronave, de 130 toneladas. Pelo menos 70 pessoas estão trabalhando no local para remover o veículo. Ainda não há previsão para o final do trabalho de remoção e nem para a reabertura do aeroporto.

Foram cancelados 450 voos. Azul Linhas Aéreas informa que os voos estão cancelados pelos menos até as 17h30 desta segunda, 15. No sábado, diversas aeronaves foram remanejadas para os aeroportos de Congonhas e Cumbica. Todos os voos da empresa Azul foram cancelados.

O cargueiro que sofreu o acidente estava carregado com 67 toneladas de produtos eletrônicos e produtos químicos farmacêuticos. Ele vinha de Miami, Estados Unidos. Assim que tocou o solo, um dos pneus do trem de pouso estourou. A aterrissagem foi forçada, o que acabou gerando problemas na asa e na turbina da aeronave, além de avarias na pista. Segundo a Infraero, a recuperação na pista foi encerrada no domingo, 14.

Confira comunicado oficial da Azul Linhas Aéreas à imprensa na íntegra:

 

“A Azul Linhas Aéreas informa que suas operações no aeroporto de Viracopos, em Campinas, serão restabelecidas às 17h30 de hoje, 15. A aeronave cargueira, que desde sábado, 13, à noite interditava a pista do aeroporto campineiro em função de uma ocorrência durante o pouso, foi retirada com sucesso, liberando a pista para pousos e decolagens. Dessa forma, a companhia está empenhada e reunindo esforços para regularizar sua malha aérea o mais breve possível, reacomodando seus clientes da melhor forma.

A Azul ressalta que embora as operações em Viracopos tenham sido liberadas, atrasos e cancelamentos ainda poderão ocorrer como consequência do processo de regularização da malha. Por conta disso, a companhia reforça o pedido aos seus clientes para que verifiquem o status de seus voos, antes de se dirigir ao aeroporto, por meio dos canais de atendimento (Call Center 4003-1118, site www.voeazul.com.br ou nas lojas).

A Azul está totalmente focada na reacomodação dos clientes e está seguindo rigorosamente a resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civíl (Anac). A companhia lamenta os transtornos ocorridos e está à disposição para mais esclarecimentos. ”

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