Varejo paulista vê recuo de 7% nas vendas no Dia das Mães

propaganda do Google Artigo Top

O varejo paulistano neste Dia das Mães faturou 7% a menos que na mesma data do ano passado. Os dados foram divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A FecomercioSP fez um pesquisa com 70 empresários do varejo paulistano no último dia 9, logo após o Dia das Mães. Segundo os assessores econômicos da Entidade, embora o consumidor esteja disposto a pagar suas compras à vista, ele acaba sendo atraído pela alternativa de pagamento a prazo ou de parcelamento fácil oferecida pelo cartão de crédito, visto que esta foi a opção de pagamento escolhida em 68% das compras, enquanto apenas 29% pagaram à vista.

A Federação ressalta que as ações específicas do comércio varejista paulistano para a data foram bem limitadas este ano. Apenas 38% das empresas realizaram promoções e, dentre essas, quase todas ofereceram apenas descontos (84%). Somente 10% dos empresários contrataram funcionários temporários, sem oferecer perspectiva de efetivá-los, o que reforça a dificuldade do setor para a geração de novos empregos.

Por outro lado, vale observar que 49% dos lojistas mantiveram seus estoques semelhantes aos do ano passado para este Dia das Mães. A FecomercioSP aponta que este cenário é um reflexo da percepção de crise e expectativa de vendas baixas, que fizeram com que os empresários fossem conservadores em seus pedidos junto à indústria.

Propaganda do Google Artigo Baixo