O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, deve registrar um aumento sutil no número de passageiros neste ano em comparação com 2014. De acordo com o diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, em 2015 o número de passageiros deve atingir 10,5 milhões. No ano passado foram 9,8 mi.
“Nada disso seria possível se o terminal antigo não tivesse passado por diversas melhorias com reformas de banheiros, ampliação das áreas de embarque, inauguração de novas lojas e das vagas nos estacionamentos”, explicou Küster.
As operações do Novo Viracopos começaram no mês de junho de 2014, com a utilização do Píer A (internacional) por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo, em um total de 50 voos.
O novo terminal de passageiros (T1) começou a operar voos comerciais regulares domésticos no dia 14 de outubro e internacionais, no dia 29 de novembro do ano passado.
As obras do Novo Viracopos estão em fase final e a obra é de suma importância para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária brasileira.
A transferência das operações já foi iniciada do antigo para o novo com os voos internacionais em novembro do ano passado. Hoje, são 37 voos internacionais por semana no Novo Viracopos. Viracopos, de acordo com o diretor de operações da ABV, Marcelo Mota, planeja concluir a transferência total para o novo terminal de passageiros até janeiro.
“Faltam detalhes de acabamento e instalação de sistemas e equipamentos” disse mota. Segundo Mota, 99% dos equipamentos necessários para o novo terminal, como esteiras, já estão no aeroporto para serem instalados.