No último domingo, 22, à tarde, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) superou a marca de R$ 300 bilhões. No ano passado, este mesmo valor foi registrado no dia 25 de fevereiro, o que demonstra um aumento na carga de tributos.
O painel, que fica na Rua Boa Vista, no Centro da capital paulista, registra o valor total em impostos, taxas e contribuições pagos pelos brasileiros para a União, os estados e os municípios.
“A arrecadação tributária continua crescendo e batendo recordes, mesmo com as dificuldades da economia e com a perspectiva de queda do PIB. Esperamos que o governo contenha as despesas públicas e recupere o superávit primário para, assim, restaurar a credibilidade da economia brasileira”, observou o presidente da ACSP, Rogério Amato.
Implantado em 2005, o Impostômetro tem o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Pelo portal www.impostometro.com.br é possível descobrir o que dá para fazer com o dinheiro ou quanto foi arrecadado num período ou numa cidade, por exemplo.