Black Friday movimenta R$ 1,3 bilhão no e-commerce

propaganda do Google Artigo Top

Na última sexta-feira, 28, foi realizada em todo o país a Black Friday, evento originado nos Estados Unidos, no qual diversas lojas fazem promoções em seus produtos para aquecer o mercado. Neste ano, a data bateu recorde dos anos anteriores e se consagrou como a primeira vez em que o e-commerce brasileiro vendeu mais de R$ 1 bilhão em um único dia. De acordo com a consultoria Conversion, o evento movimentou cerca de R$ 1,3 bilhão.

Na comparação com a edição passada, em 2013, o evento registrou um aumento de 71% nas vendas.

“As vendas podiam ser ainda maiores se a maioria dos varejistas tivesse se planejado, mas o resultado é realmente muito bom e atingiu as expectativas do consumidor e dos varejistas”, analisou o CEO da Conversion, Diego Ivo. “Além de uma data para descontos, a Black Friday brasileira está se consagrando como um novo evento de consumo. Lojas que não participaram nominalmente da Black Friday registraram um aumento médio de 31% nas vendas em relação ao ano anterior”, acrescentou.

Este ano, o evento teve uma participação menos tímida das lojas físicas, que divulgaram a Black Friday em anúncios e vitrines para angariar mais consumidores e embarcar na nova data do varejo. “Percebemos que muitas empresas, mesmo não sendo e-commerce, aproveitaram o ´buzz´ da Black Friday para se aproximar dos seus clientes, seja em shopping centers ou campanhas de TV”, afirmou Ivo. O especialista acredita que a Black Friday deve se tornar nos próximos anos uma das datas mais importantes do varejo no Brasil.

Nos EUA, a Black Friday há muitos anos é uma data forte para as lojas físicas, enquanto no Brasil entrou pela porta das lojas virtuais. Para Ivo, em 2015, a nova data do varejo deve novamente registrar recordes de venda, possivelmente ultrapassando a marca dos R$2 bilhões somente no e-commerce. “É importante que os varejistas comecem a se planejar para a Black Friday logo no primeiro semestre do próximo ano”, concluiu.

Propaganda do Google Artigo Baixo