A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a Microsoft, abriu matrícula nesta segunda-feira, 24, para o primeiro curso de férias gratuito para alunos da rede ampliarem seus conhecimentos em tecnologia.
Na primeira etapa, podem participar todos os 2 milhões de estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio de 1.216 escolas da capital, Grande São Paulo e interior paulista.
O programa online ‘It Academy’ com ferramentas do Pacote Office inclui aulas de World, Excel, Power Point e OneNote e é dividido em três níveis: básico, intermediário e avançado. A inscrição, até o dia 5 de dezembro, deve ser feita no Portal da Educação. Ao fim dos módulos, os estudantes recebem certificado. A duração é definida de acordo com a disponibilidade de cada aluno e a plataforma é acessível de qualquer computador.
Os cursos foram elaborados de acordo com as necessidades dos jovens para a realização de trabalhos escolares e também para a entrada no mercado de trabalho. Os participantes aprendem a configurar páginas em documentos, inserir imagens e índices, criar tabelas dinâmicas, realizar cálculos em planilhas, além de elaborar apresentações, formatar slides animados e exibição de vídeos.
Para validar a matrícula é preciso criar um login e senha na Secretaria Digital Escolar. Uma mensagem convite será enviada à caixa de entrada com o plano de aprendizado. Aqueles que já têm contas ativas com o domínio “@aluno.educacao.sp.gov.br” e tem interesse em fazer o curso devem estar atentos aos novos e-mails sobre prazos e inscrições.
“O objetivo da Secretaria é garantir que os nossos alunos se apropriem dos recursos tecnológicos, fundamentais para a formação e aprendizado. A oferta deste novo curso está alinhada aos outros projetos da Educação que já fizeram da tecnologia aliada do ensino. Como exemplo temos os cursos online de idiomas e de preparação para o vestibular”, afirma o secretário da educação, Herman Voorwald.
Licença
A parceria entre a Secretaria e a Microsoft também inclui a distribuição de cinco licenças gratuitas do Pacote Office 365 ProPlus para os quatro milhões de alunos da rede estadual que deve ocorrer até o final do ano. O kit pode ser instalado em PCs, Macs, tablets com o Windows, iPads e na maioria dos dispositivos móveis.