Inadimplência do consumidor sofre alta em abril

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O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apresentou crescimento de 2,4% em abril, na comparação com março deste ano. Foi a sexta alta mensal ocorrida nos últimos sete meses, ou seja, desde outubro.

Na variação anual – abril de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o índice registrou queda de 2,2%, No acumulado do primeiro quadrimestre de 2014, a inadimplência está 2,6% menor que o mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, apesar da inadimplência do consumidor ainda estar num patamar mais baixo neste ano do que o mesmo período do ano passado, a sequência de altas mensais (seis nas sete últimas leituras do indicador) revela que os consumidores estão encontrando cada vez mais dificuldades para honrar em dias seus compromissos. Neste sentido, a alta da inflação e as taxas de juros cada vez mais elevadas dificultaram o ambiente para o consumidor honrar as suas dívidas em abril, ocasionando elevação da inadimplência.

Duas modalidades de inadimplência do consumidor apresentaram altas na leitura mais recente do indicador: as dívidas com bancos, que aumentaram 6,7%, e exerceram contribuição positiva de 3%; e os títulos protestados que subiram 7,3%, efetuando contribuição de 0,1%.

A inadimplência não bancária (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 0,1% e de 5,7%, contribuindo de forma neutra com 0.0% e negativa com 0,7%, respectivamente.

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