Valinhos desencadeia operação contra a dengue

propaganda do Google Artigo Top

A Secretaria da Saúde de Valinhos que  dará início neste sábado, dia 9, à Operação “Cidade Limpa”, para a prevenção da dengue. A cidade teve neste ano quatro casos positivos da doença. Durante seis finais de semana a Prefeitura vai percorrer 131 bairros em um grande “mutirão de limpeza”, abrangendo casas, ruas e praças, além de um trabalho de conscientização da população sobre o descarte correto do lixo, para evitar o surgimento de doenças, como a Dengue.

A operação “Cidade Limpa” será aberta neste sábado, dia 9, às 8h30, na Praça “Direitos da Paz”, no Jardim Centenário. Já os caminhões do cata-bagulho percorrerão no final de semana os bairros: Pq. Portugal, Nova Espírito Santo, Capuava, Cocais, Pq das Colinas, Jd. Centenário, Jd. Maria Rosa, Ana Carolina e Água Nova;  Jd. Paraíso, Jd. Manacás, Jd. Novo Mundo 1, 2, 3, Fonte Nova, Palmeiras Jd. Vitória Régia e Jd. Itapuã.

Os moradores desses bairros deverão no dia da operação colocar os objetos em desuso, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, peças de metal, restos de madeira, entre outros, na calçada, se possível, com uma hora de antecedência, para evitar que sejam revirados por animais. Segundo a Prefeitura, por questão de operacionalização, apenas resíduos industriais não serão recolhidos.

Além do cata-bagulho, a Operação “Cidade Limpa” envolverá ações de limpeza de calçadas e passeios públicos, limpeza de pontos de descarte irregular de lixo e entulho, limpeza de bueiros, coleta de galhos, retirada de recicláveis (sucatas) em parceria com cooperativas, e ações de conscientização da comunidade (distribuição de panfletos e colocação de placas).

Operacionalização – A Secretaria de Obras disponibilizou 10 caminhões com carrocerias, quatro caminhões basculantes, três caminhões adaptados para transporte de caçambas, cinco pick-ups, duas retroescavadeiras, uma máquina minicarregadeira Bobcat, uma máquina pá carregadeira, além de 11 veículos menores (apoio), para transporte de servidores.  

Somente no setor de Obras, aproximadamente 80 pessoas, entre homens e mulheres, estarão envolvidas diretamente na Operação “Cidade Limpa”. Cerca de 30 agentes de saúde também farão parte dos trabalhos. Outros 10 veículos serão disponibilizados pela área da Saúde. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3829-5674 e 3829-6033.

Propaganda do Google Artigo Baixo