A Prefeitura promoveu na semana passada um evento para capacitar 13 municípios na utilização de armamentos não letais. A Guarda Municipal de Vinhedo é referência no manejo deste tipo de equipamento e foi convidada a treinar os servidores de outras cidades.
O prefeito Jaime Cruz acompanhou o evento juntamente com o secretário de Transportes e Defesa Social, Osmir Cruz. A aquisição de armamentos não letais precisa ser feita mediante autorização do Exército, pois apenas este órgão possuía a liberação para utilizá-las, entretanto, com a nova legislação vigente, municípios podem adquirir este tipo de munição para a utilização da Guarda Municipal no exercício de suas funções.
Por Vinhedo já ter feito esse procedimento burocrático e aprovado sem ressalvas, o município foi indicado para auxiliar outras cidades na elaboração do planejamento estratégico para adquirir os equipamentos. Foram convidados 18 municípios e 13 compareceram ao evento.
O treinamento foi realizado em parceria com a empresa privada Condor Não Letal, referência na fabricação de bombas, gás de pimenta, gás lacrimogênio e demais equipamentos para conter tumultos de rua de forma não invasiva.
“Possuímos uma Guarda Municipal forte e preparada para proteger a nossa população. Somos referência na utilização desse tipo de armamento e nada mais justo do que compartilhar esse conhecimento com municípios amigos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.