A partir de segunda-feira, 15, a Santa Casa de Vinhedo só vai atender pacientes SUS nos casos graves e moderados entre as 7h e 19h. A decisão foi tomada neste domingo, 14, após o hospital registrar recordes de internações de pacientes com Covid-19.
De acordo com o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco (PTB), 12 pessoas estavam na UTI do hospital neste domingo, e havia dois pacientes intubados na emergência. Não há vagas na UTI. “Realmente a situação é a mais grave eu nós vivemos desde o início da pandemia no ano passado, por isso tomamos medidas., disse o prefeito.
Com a alteração, pacientes SUS que não sejam casos graves e moderados devem buscar atendimento na UPA e no PA da Capela entre as 7h e 19h. Os encaminhamentos para a Santa Casa serão feitos após serem referendados nestes locais ou nas ambulâncias.
O secretário de Saúde, Carlos Vernin, também esteve no hospital na manhã deste domingo.
“Das 19h às 7h existe a possibilidade de buscar atendimento na Santa Casa, mas estamos fazendo as tratativas para que o PA e a UPA tenham o horário de atendimento estendido, evitando o atendimento de pessoas com casos leves no hospital, que acabam atrapalhando o fluxo dos serviços”, explicou Carlos Vernin.
O presidente da Câmara, Rodrigo Paixão (PDT) disse por meio das redes sociais que existe a possibilidade de criar mais UTIs na Santa Casa com novos aparelhos e mais respiradores. “É possível aproveitar espaços no PA da Capela e, especialmente, na UPA. Além de espaços, existem profissionais de enfermagem e medicina que estão em outros locais e podem ser realocados. Há tempos defendo isso e este é o momento de reativar com força total os serviços 24 horas dos Prontos Atendimentos, incluindo o Laboratório Municipal”, enfatizou o vereador.
Casos
Até sexta-feira, 12, a cidade contabilizava 4.590 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O município registra 70 óbitos pela doença e a UTI-Covid operando com 100% de ocupação.