propaganda do Google Artigo Top
Pedalinho, bondinho e Caravela, passam a funcionar também às quintas-feiras neste mês de julho, período de férias, a partir desta semana, 7 de julho. Os equipamentos, que normalmente abrem de sexta a domingo, das 9h às 17h, terão um dia a mais na semana. A Lagoa do Taquaral e todos os parques e bosques da cidade são de gestão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
A Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) fica na Av. Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral. Abre todos os dias, das 5h às 21h. O pedalinho e o bondinho custam R$ 5,00 por pessoa. A entrada na Caravela é gratuita. Os pedalinhos têm capacidade para duas pessoas por vez e podem circular pela lagoa. Os bondes elétricos, que até 1968 serviram para o transporte na cidade, circulam por todo o parque, dirigido por um motorneiro. A Caravela, réplica de uma das embarcações de Pedro Álvares Cabral, atualmente fica aberta aos visitantes fora da água. Já esteve ancorada na lagoa e passou por recuperação e revitalização.
A Lagoa do Taquaral recebe cerca de 50 mil visitantes aos fins de semana, vindos de vários pontos de Campinas e de outras cidades da região. A área, cerca de 630 mil metros quadrados, que já foi parte da Fazenda Taquaral, foi adquirida pela Prefeitura e transformada em parque em 1972.
Além das atrações de pedalinhos, bondinhos e Caravela, o parque conta com pista de caminhada, quadras poliesportivas, academias ao ar livre, academia de musculação, parquinho de madeira “Casa da Criança”, ginásio de esportes, piscinas, Planetário, Concha Acústica (onde há apresentações artísticas), duas pistas de skate (uma bowl e uma street); área verde para piqueniques; Parcão (parque para cachorros); lanchonetes, praça de alimentação externa (com quiosques que oferecem variedades de alimentos), além de muitas árvores e vegetação em geral. A avenida Heitor Penteado, que contorna o parque, tem ciclofaixa e ciclovia em toda a extensão, incluindo a Praça Arautos da Paz, que fica ao lado.
Propaganda do Google Artigo Baixo