Com o tema “O Brincar que Abraça”, a Prefeitura de Louveira realiza, entre os dias 1º e 6 de agosto, a 11ª Semana do Bebê.
A Semana do Bebê tem como principal objetivo assegurar a atenção adequada as gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
De acordo com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação – responsáveis pela execução das ações em Louveira – o tema escolhido pretende conscientizar a população sobre importância do brincar para o desenvolvimento da criança.
Entre segunda e sexta-feira da próxima semana, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), berçários e escolas da Rede Municipal de Louveira terão ações desenvolvidas especialmente para os pequenos de até três anos e seus familiares. Serão atividades educacionais, lúdicas e culturais como:
– incentivo a alimentação saudável e amamentação
– brincadeiras que estimulem o desenvolvimento motor
– dicas para prevenção de acidentes em casa e na escola
– exposição de fotos, roupinhas e brinquedos dos bebês
– contação de histórias infantis com fantoches
– brincadeiras de faz de conta
– dicas de brincadeiras que as famílias possam realizar com seus filhos em casa
– link de técnicas de Shantala para a família realizar com seus bebês em casa
– músicas infantis
– dicas de brinquedos para bebês e crianças até três anos
– dicas sobre hábitos de higiene
– dicas sobre a hora do banho
– estimulo à autonomia, autoconfiança.
No sábado,6, a Praça da Bica recebe o evento de encerramento da Semana do Bebê. A programação acontece das 9h às 15h e terá atividades gratuitas para toda a família.
No local, haverá brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, trenzinho, aulas zumba, painel para tirar fotos e parque sensorial para bebês.
A Secretaria da Gestão Ambiental realizará a entrega de mudas de árvores. A Saúde dará orientações de higiene bucal dos pequenos.
A programação também vai contar com:
– Oficina Baby Fusion (parceria Esporte – apresentação Paula Agnello);
– Oficina Social (com informações sobre direitos das mamães e gestantes – direitos trabalhistas criados para protegê-la e ainda proteger seu bebê desde a gestação até os primeiros meses de vida da criança)
– Roda de conversa com profissionais do SUAS e gestantes atendidas no CRAS Santo Antonio
– Dança com Bebês (parceria com Esporte; e Teatro/contação de história (parceria da Cultura).