Louveira realiza ações de combate à dengue

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância do combate à dengue durante o período de chuvas. Nesta quarta-feira, 25, foi realizada uma capacitação com o objetivo de prevenir a doença e eliminar criadouros de dengue, aos proprietários de pontos estratégicos da cidade (como borracharias, sucateiros, locais de reciclagem, entre outros), que são mais suscetíveis à criação e dispersão ativa e passiva do mosquito causador da doença.

Em 2022, foram notificados 404 casos, sendo 288 negativos e 116 positivos. Dos positivos, 12 importados e 104 autóctones. Em 2023, até 25 de janeiro, 9 casos foram notificados, sendo 7 negativos e 2 aguardando resultado.É importante enfatizar que em 2022 houve um maior número de casos entre os meses de abril e maio, mais precisamente 70% dos casos de todo ano. Por isso é importante desde já tomar os devidos cuidados para evitar um aumento de casos nos próximos meses.

Como forma de conscientização e controle da doença, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza uma série de ações constantes. Uma equipe especializada visita imóveis residenciais e comerciais para orientações quanto aos sintomas da doença, bem como medidas de prevenção e controle de criadouros, vistoria em pontos estratégicos, vistoria semanal em locais com grande circulação de pessoas (como escolas e hospitais), ações educativas como teatro e palestras, bloqueio de controle de criadouros quando há um caso suspeito ou confirmado, onde é feita orientação e busca de foco em um raio de 200 metros do caso, e avaliação de densidade larvária, realizada trimestralmente para medir o grau de infestação e o número de recipientes problemáticos.

Propaganda do Google Artigo Baixo