A Secretaria de Saúde realizou, na última semana, a vacinação em creches municipais para crianças do infantil até 6 anos. Na segunda, 21 e quarta-feira 23, profissionais de saúde estiveram no CEI Saci-Pererê oferecendo todas as vacinas de rotina do calendário básico para os interessados em receber a imunização. Na sexta-feira, 25, a equipe também compareceu ao CEI Rei Leão.
A iniciativa foi desenvolvida pela Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria de Educação, e tem como objetivo facilitar o acesso à imunização para as crianças, com o aval dos pais, e busca aumentar as coberturas vacinais.
Foram analisadas nos dias 21 e 23 de agosto, no CEI Saci-Pererê, 143 carteirinhas, sendo realizadas 145 aplicações de vacinas no total.
Os profissionais encontraram diversas carteirinhas atrasadas, sendo 15 crianças com atrasos consideráveis e 5 que não completaram o esquema básico para menores de 12 meses, apesar de terem entre 2 a 6 anos.
Já na sexta-feira, 25, no CEI Rei Leão, 41 carteirinhas foram avaliadas, com 54 aplicações de vacinas. No total, o projeto verificou 184 carteirinhas, sendo 199 vacinas aplicadas.
Juliana Molina, gerente da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo projeto, expressou sua preocupação com a baixa cobertura vacinal. “O projeto vem mostrando resultados e pretendemos continuar com essas ações de conscientização, especialmente diante da preocupação com a volta de doenças que podem ser prevenidas por meio dessas vacinas”.