A cidade de Vinhedo promove, no próximo dia 20 de setembro, quarta-feira, a V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Como aquecimento para esse evento, três pré-conferências foram realizadas nos dias 18, 25 e 31 de agosto, com foco na construção de diálogos, propostas e colaborações entre membros do conselho e a comunidade.
As pré-conferências, realizadas em locais estratégicos da cidade, abriram espaço para discussões construtivas em torno de cinco eixos temáticos, divididos em três grupos, garantindo acesso às políticas públicas até desafios para a comunicação universal.
Tendo como tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo”, a conferência também abordará os mesmos cinco eixos (veja abaixo), propondo diretrizes e estratégias para o aperfeiçoamento da rede de atendimento e dos direitos das pessoas com deficiência, engajando a comunidade e especialistas em discussões relevantes sobre inclusão e direitos. As deliberações e propostas aprovadas na conferência serão encaminhadas para o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, órgão responsável pela implementação das políticas públicas para este público em Vinhedo, e que também as apresentará na etapa estadual.
Para alimentar as discussões, a conferência terá a presença de Carlos Eduardo Ferrari, como palestre. Ele é Mestre em Administração, pós-graduado em Marketing e Comunicação Persuasiva, e graduado em Administração de Empresas. Ferrari é também consultor internacional para assuntos relacionados à gestão e políticas públicas de proteção social e inclusão da pessoa com deficiência.
Para participar do evento, inclusive com direito à voto, não é preciso ter participado de uma das pré-conferências, tão pouco realizar inscrição prévia. O credenciamento de todos será no próprio dia 20, a partir das 8 horas, na sede da Secretaria da Assistência Social e Cidadania, onde acontece o evento.
Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência – Eixos temáticos
I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência;
II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas;
III – Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência;
IV – Direito e acessibilidade;
V – Desafios para a comunicação universal.
V Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Secretaria da Assistência Social e Cidadania
Rua Osvaldo Cruz, nº 299 – Santa Rosa
20 de Setembro, das 08h30 às 12h30