A Secretaria de Saúde inicia, na próxima segunda-feira, 18, o atendimento do grupo de apoio a pessoas fumantes que desejam largar o cigarro. Os encontros ocorrem às segundas-feiras, das 7h às 8h, na UBS Meirelles. Não há necessidade de agendamento.
O grupo de apoio a pessoas fumantes contra tabagismo tem como objetivo acolher e receber pessoas fumantes e incentivar o abandono do cigarro, ensinando técnicas e estratégias eficazes para lidar com a vontade de fumar, com atividades em grupo que promovem a saúde e o bem-estar.
Os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios. Além disso, também receberão apoio e orientação profissional de equipe multiprofissional, além de tratamento específico quando necessário.
A equipe de saúde responsável participou na terça-feira, dia 12 de março, de capacitação em Jundiaí sobre tabagismo, realizada pelo Dr. Carlos Henrique Costa, o que ajudou na preparação das atividades neste ano para o grupo de apoio.
Tabagismo
O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco.