Com o objetivo de promover a dignidade menstrual, o Parque D. Pedro Shopping, administrado pela ALLOS, inicia, nesta quinta-feira, 31, uma campanha de arrecadação de absorventes e itens de higiene para serem doados a pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, seis pontos de coleta estão distribuídos pelo empreendimento, permitindo que qualquer pessoa colabore com a campanha “A favor da dignidade menstrual – Juntas por um novo ciclo”.
Quando se fala em pobreza menstrual, caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal durante o período, muitos imaginam ser um problema distante. Porém, tal situação está mais próxima do que imaginamos. Em Campinas, cerca de 20 mil meninas de 10 a 19 anos não possuem acesso a itens de higiene menstrual, segundo levantamento do Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), parceiro do shopping na campanha.
No Brasil, um estudo feito em parceria pelo Unicef e o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) mostra que 4 milhões de pessoas que menstruam no Brasil não possuem acesso a itens mínimos de cuidados nesse sentido. No mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esse é um problema que afeta 550 milhões de pessoas.
Sem acesso aos itens, essas pessoas acabam prejudicadas de inúmeras formas. Enquete feita pela Unicef mostra que 62% de pessoas que menstruam já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar por causa da menstruação, e 73% já sentiram constrangimento nesses ambientes.
“A dignidade menstrual é um direito. Esse período faz parte da vida das mulheres, não sendo possível aceitar que a falta de condições para comprar itens de higiene seja um empecilho para levarem uma vida digna. Iniciamos essa campanha, que não tem prazo para terminar, com o objetivo de garantir um novo ciclo para essas pessoas, promovendo a dignidade”, afirma Taís Tavares, gerente de marketing do Parque D. Pedro Shopping.
Os pontos de coleta estão localizados nas Entradas Flores, Árvores, Colinas e Pedras, além de um no corredor entre a Drogaria São Paulo e a Livraria Leitura, e outro no corredor próximo à Drogasil. A iniciativa tem o apoio do Ceamo, para onde serão enviados todos os itens doados.