Sob a batuta da regente Cinthia Alireti, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) convida o público a um passeio sonoro e poético no concerto desta quarta-feira, 17, às 20h, no Teatro Castro Mendes, em Campinas. É a primeira apresentação da nova titular da OSU nesta temporada.
O programa marca o Ano da Alemanha no Brasil e traz três mestres alemães do começo do século 20: Anton Webern (Cantata “A luz dos olhos”), Arnold Schoenberg (“Paz na terra”) e Richard Strauss (“Metamorphosen”).
O público poderá conhecer, em primeira audição mundial, “Noturnos”, da jovem compositora Laiana de Oliveira, selecionada pelo Projeto Performance, da Unicamp.
Além de raramente executadas, as composições sugerem uma reflexão sobre a música originada de textos poéticos, tanto por seus aspectos sonoros ou mesmo pela imagem que cada palavra guarda em si.
A luz dos Olhos
Composta em 1935 a partir de um texto de Hildegard Jones, a cantata “A luz dos olhos”, de Webern, ilustra o que acontece quando a luz se infiltra nos olhos do homem e se converte em felicidade tão grande capaz de levar a alma do homem ao céu. “Esta obra, de pouco mais de cinco minutos, é raramente executada, dada a sua extrema dificuldade de execução”, destaca Cinthia Alireti.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regente: Cinthia Alireti
Quando: quarta-feira, 17
Horário: 20h
Local: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas. SP)
Informações: (19) 3272-9359.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Ingressos à venda na bilheteria do teatro.
Funcionamento da bilheteria: terça a domingo, das 16h às 21h.
Repertório
Laiana de Oliveira – “Noturnos”
Anton Webern – Cantata “A luz dos olhos” (Das Augenlicht).
Arnold Schoenberg – “Paz na terra” (Friede auf Erden), op.13
Richard Strauss – “Metamorphosen”