O espetáculo de dança contemporânea ‘Nó (s)’ é o destaque no Teatro Municipal de Vinhedo na próxima sexta-feira, 29, às 20h.
O espetáculo, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), é uma composição coreográfica encenada por um homem e uma mulher em estado de permanente tensão; constrói relações de força tendo como base de sustentação e apoio à gravidade. Para tanto, utiliza proximidades e distanciamentos mediados por diálogos que tecem uma trama de temporalidades.
A direção, criação e interpretação são realizadas por Tatiana Melitello e Pablo Perosa. O espetáculo é propositalmente dividido em três momentos distintos para que a construção do tempo possa emergir de diferentes maneiras. A questão principal que permeia esse trabalho coreográfico parte de uma pergunta metafórica: Como criar tempo em Nó (s)? Nesse sentido, as qualidades de tempo performadas se concretizam com a repetição, o evanescente, a memória, a defasagem, o uníssono, a pausa e a tensão.
No primeiro momento, o espetáculo tece nós que atam e desatam, giram em espiral, construindo um tipo de entrelaçamento articular que necessita uma escuta contínua, trazendo, portanto, outra pergunta: Qual o tempo do outro? No segundo, há a presença de um objeto cênico: uma corda elástica que une os dois corpos pela cintura. A corda inverte o modo relacional criado anteriormente, já que a tensão é o que possibilita a construção da relação nesse momento. A condição imposta pela tensão e distensão da corda elástica faz emergir outra pergunta: Qual a medida necessária para um equilíbrio dinâmico?
No terceiro momento, os movimentos se desdobram numa frase coreográfica em uníssono e repetição. Concomitante à coreografia há projeções em vídeo que configuram um tempo em defasagem entre o real e o virtual. É neste contexto que certas graduações rítmicas mediadas pela lentidão e a rapidez promovem diálogos temporais entre os corpos.
O espetáculo tem duração de 45 minutos e é recomendado para pessoas com mais de 14 anos. A entrada é gratuita.