O setor de cosméticos no Brasil cresce a cada ano cerca de 10%. Dentre os diversos motivos, especialistas destacam o setor de cosméticos manipulados, que tem a prerrogativa de ditar tendências e inovar na apresentação e funcionalidade dos produtos, com preços acessíveis.
A ascensão econômica das classes D, E, a participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho, lançamentos contínuos de novos produtos (que começam pela farmácia de manipulação), aumento da expectativa de vida, o que traz o desejo de prolongar a juventude, dentre outros fatores, são os principais pilares que sustentam o crescimento do Brasil de 10% ao ano no setor de cosméticos.
Os dados são aplicáveis aos últimos 17 anos, segundo confirmação da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e outras entidades internacionais que assistem o segmento em todo o mundo. Segundo a consultoria de negócio americana UBS, o mercado brasileiro do setor cresce cinco vezes mais rápido do que os Estados Unidos, devendo superar os americanos em cinco anos.
O mercado da beleza anda muito rápido e as novidades mudam da mesma forma. Com relação ao mercado mundial, o Brasil sustenta a terceira posição no ranking de Personal Care, com 9,70% do Market Share, ficando atrás, apenas, de EUA e Japão, respectivamente. O Brasil cresceu no último ano 8,90%, passando o Japão, entretanto, em função da desvalorização do Real em relação ao Dólar, o país continua na terceira colocação. Em 2012, o mercado brasileiro movimentou US$ 24 bilhões, o que representa 58% do mercado latino-americano.