O Demonstrativo de Crédito de Benefício (DCB), emitido por bancos que pagam o benefício do INSS, pode ser utilizado como comprovante de renda por aposentados e pensionistas, beneficiários da Previdência Social.
O documento traz os valores recebidos, informações sobre descontos no pagamento e dados cadastrais do beneficiário. Para valer como comprovante de renda, esse documento deve ser apresentado com outro que tenha foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, etc). Dessa forma, o comprovante pode ser usado para obtenção de desconto ou isenção de IPTU, emissão de bilhetes de transporte público gratuito ou com desconto em viagens interestaduais, contratação de crediário, entre outros.
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários podem retirar o Demonstrativo de Crédito de Benefício nos terminais de autoatendimento do banco em que recebem, utilizando o cartão magnético. Assim, não é preciso mais procurar as unidades do INSS para obter documento que comprove a renda. Além da facilidade de acesso, uma vez que pode ser emitido em qualquer agência bancária, o Demonstrativo de Crédito pode ser obtido, mensalmente, de forma gratuita, e sua validade é de 90 dias.