A exposição de Haroldo Pazinatto, à mostra na Câmara de Valinhos, serviu de base para 40 professores da rede municipal de educação, que estão levantando a história da cidade, para orientar os alunos na elaboração de um livro dentro do projeto “Como nasce um livro”. O tema será Viver Valinhos. Os professores participaram de um encontro no auditório da Câmara nesta quinta.
O projeto visa incentivar a leitura e a produção textual e terá como produto final a publicação de uma coletânea de textos das escolas municipais.
O neto do fotógrafo, Marcel Trombetta Pazinatto, apresentou o documentário onde conta a história de Haroldo Pazinatto, algumas imagens e vários depoimentos e depois mostrou as fotos falando um pouco sobre a transformação da cidade.
Na sequência, o jornalista André dos Reis, atual chefe de Gabinete do prefeito Clayton Machado, fez um apanhado da história da cidade.
Para complementar a história, foi convidado o ex-prefeito e ex-vereador Luiz Bissoto, que carrega em seu currículo político, 42 anos de dedicação à causa pública, sendo seis vezes vereador e duas vezes prefeito. Durante a reunião, foram discutidos diversos pontos de Valinhos, referente ao progresso da cidade.