Neste domingo, 7, será comemorado o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de promover um debate público sobre as questões mais importantes da saúde no mundo, além de conscientizar a população. Neste ano, o tema escolhido foi Hipertensão, doença silenciosa, considerada fator de risco para 9,4 milhões de mortes no mundo.
Além disso, a doença também é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais, de acordo com dados da OMS.
Dados da Organização apontam ainda, que cerca de 80% das mortes causadas por problemas cardíacos ocorreram em países emergentes. “Hoje, um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com pressão arterial elevada, que, apesar de assintomática, traz uma série de riscos à saúde, já que suas consequências estão diretamente ligadas à lesão dos vasos e à sobrecarga para o funcionamento deles”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, dr. Roberto Franco.
Visando promover hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicas, a SBH criou a Campanha Menos Pressão. “Iniciativas preventivas geram benefícios e custos menores do que outras intervenções necessárias para controlar a elevação da pressão arterial, tanto para pacientes quanto para o governo”, explica a diretora científica da entidade, dra. Frida Plavnik.
Para manter-se saudável e com os níveis de pressão arterial normais, confira dez dicas para uma vida com menos pressão:
1. Caminhe no parque!
2. Dê risadas. Muitas!
3. Tire aquelas que você já adiou algumas vezes
4. Ame mais!
5. E aqueles seus planos de largar o cigarro, como estão?
6. Durma bem e alongue-se antes de sair da cama.
7. Troque a sobremesa por uma fruta.
8. Optar por comidas leves e frescas melhora sua disposição!
9. Diminua o sal! Incha e retém líquidos!
10. Deixe a cervejinha só para os finais de semana e beba com moderação