Diferente do que foi divulgado pela Prefeitura na semana passada, a Secretaria de Saúde do município informou que já disponibiliza a segunda dose da vacina contra o vírus HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, para meninas da 11 a 13 anos. Anteriormente, de acordo com a própria Prefeitura, a vacina só seria disponibilizada em Vinhedo a partir do dia 10 de setembro.
A segunda dose é aplicada seis meses após a primeira e é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até a dose de reforço, em cinco anos.
A vacina contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações e deve ser tomada na data que está agendada na carteira de vacina, inclusive por meninas que tomaram a primeira dose em rede privada.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínica da Capela e Centro Médico Dr. Manoel Matheus.
Com o esquema vacinal em dia, a adolescente garante a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A vacina utilizada no Brasil é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, dos quais dois (subtipos 16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.
Em Vinhedo, a rede também disponibiliza a vacina contra Hepatite A, para crianças de 12 meses a 23 meses.